Um dos fatos que mais tem gerado preocupação dos empresários, da classe trabalhadora e do próprio Poder Público é o constante aumento no numero de acidentes de trabalho. Dados do Ministério da Saúde indicam um crescimento de mais de 10% na comparação entre os anos de 2009 e 2010. Segundo a Organização Internacional do Trabalho- OIT, o Brasil ocupada a 4º colocação em número de acidentes com morte.
Neste cenário, as empresas tendem a se mobilizarem na adoção de medidas que garantam a redução dos riscos de acidentes e melhoramento da saúde do trabalhador.
A elaboração de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA, a implantação de ginástica laboral, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual, bem como o acompanhamento vigilante de um técnico em segurança do trabalho e a orientação precisa na área jurídica são algumas das posturas a serem adotadas, para fazer do local de trabalho um ambiente seguro ao empregado.
Os investimentos em medidas que garantam a melhor segurança e a saúde dos trabalhadores certamente acarretará: I – na redução do número de acidente; II – maximização da produção e do tempo de serviço; III- diminuição do número de faltas e faltas por problemas de saúde; IV – aumento da probabilidade de êxito em demandas trabalhistas; e V – melhora da imagem da empresa perante as Instituições, trabalhadores, clientes e sociedade.
Em suma, vale a pena investir!